quinta-feira, 3 de abril de 2008

E aí, vc viu muitas gueixas???


Quem acha que vai andar pelo Japão e se deparar com várias gueixas na rua, se engana!

Fui determinada em saber um pouco mais sobre elas depois que vi o filme Memórias de Uma Gueixa, e claro, Kyoto era o lugar certo para encontrá-las. Afinal, as gueixas são uma tradição da cidade.

Mais uma vez, o guia certo seria o caminho...pois eu já havia ouvido que elas eram difíceis de se encontrar.
Na verdade, tudo começa numa casa de chá...onde quem pode pagar uns Y 80.000 num jantar e pode ter contato com uma delas, que canta,dança, conversa enfim entretem....

Mulheres da arte, pasmem! Antigamente, as gueixas eram homens. O pape surgiu para entreter homens de negócios na vida pública, enquanto as mulheres não podiam sair na sociedade. Mas isto acabou mudando, diz a lenda que ate foi uma antiga prostituta que resolveu ganhar mais dinheiro se tornando uma gueixa..

E afinal elas fazem sexo ou nao?

Fala-se sobre gueixas que se perverteram,ou de prostitutas que se vestem de gueixas... ou ate de relações a longo prazo onde elas passariam por uma cerimonia de apadrinhamento e ai sim, tornariam-se amantes.
Enfim, pode fazer parte mas nao eh exatamente o que se trata. Durante a guerra varias familias deixaram suas filhas para se tornarem , se fosem bonitas e prendadas, futuras gueixas.
Ou gueico ,no dialeto de Kyoto, maikos sao aprendizes de gueixas.
Elas geralmente começam pequenas e depois de rigoroso treinamento do dialeto,danças,canto...sao quase deusas inantigiveis, sao um mito...desta sociedade

Mas posso somente orientais? Diz Peter, que existe uma australiana maiko...

Vou procurar saber! E conto depois,,,bjos

Nenhum comentário: